sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Magnésio é Importante na Saúde Ocular

Alimentação rica em magnésio diminui o risco de desenvolver retinopatia diabética, glaucoma e catarata. Também combate o envelhecimento e a TPM.

Uma percentagem muito reduzida da população consomem os 400 gramas recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de frutas, hortaliças e verduras.

Resultado: défice na nossa dieta de magnésio que protege a saúde ocular e exerce mais de 300 funções metabólicas vitais.

Um recente estudo publicado no British Medical Journal revela que a ingestão extra de uma porção e meia de vegetais verdes, importante fonte de magnésio, reduz em 14% o risco de contrair diabetes. Uma metanálise realizada no Instituto de Ciências Metabólicas de Cambridge (Reino Unido) mostra que a alimentação rica em magnésio baixa a pressão arterial e o nível de glucose no sangue. Por isso, pode deter o desenvolvimento da retinopatia diabética, importante causa de cegueira.

O magnésio tem assim um papel preponderante na saúde ocular, agindo como um bloqueador de depósitos de cálcio nas paredes internas das artérias. Estes depósitos provocam a formação de neovasos que dificultam a nutrição da retina e levam à morte de suas células, principal característica da retinopatia diabética.

Além de impedir a calcificação dos vasos e artérias, o magnésio dificulta a produção de um potente vasoconstritor, a endotelina-1. Assim, quem faz dieta pobre em magnésio tem maior chance de contrair hipertensão arterial e glaucoma primário de ângulo aberto, decorrente do menor fluxo de sangue no topo do nervo óptico.

Os problemas da deficiência nutricional não param por aí. O magnésio é também importante na absorção das vitaminas E, C e B, nutrientes essenciais para a saúde dos tecidos oculares e de outros orgãos. Também protege contra o stress oxidativo que pode provocar catarata precoce, agravar o envelhecimento da pele e os sintomas de TPM (Tensão pré-menstrual) entre mulheres.

Fonte: Pravda

Sem comentários:

Enviar um comentário