sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Optometristas Reclamam a Regulamentação da Actividade

  • APLO entrega petição na Assembleia da República com cerca de 7 mil assinaturas


  • Optometria é exercida em Portugal sem qualquer enquadramento legal


  • Estado Português não capitaliza o investimento realizado na formação dos optometristas


A APLO, Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, entrega petição no Parlamento na Comissão de Saúde, no próximo dia 24, às 10 horas. Com cerca de 7 mil assinaturas, o documento reivindica um processo legislativo para a regulação da actividade que defina habilitações, competências e atribuições dos optometristas nacionais, protegendo legalmente o título de Optometrista e a sua prática profissional.

Há mais de 20 anos que duas universidades públicas portuguesas formam (licenciatura) profissionais de optometria. Comparativamente com os países da União Europeia (UE) onde a optometria está regulamentada, os padrões formativos das universidades portuguesas são de grande qualidade. No entanto, o estado português não capitaliza o investimento realizado nesta formação na medida em que não insere os optometristas nos cuidados primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo a APLO, a entrada dos optometristas no SNS permitiria a redução do tempo de espera para a primeira consulta de visão.

Exercida em Portugal há vários anos, a optometria é uma profissão da área da saúde responsável pelos cuidados primários da visão reconhecida pela OMS, e essencial na melhoria das condições da saúde visual dos cidadãos e do próprio funcionamento do serviço de saúde português. Em virtude da sua eficácia e competência tem vindo a ser reconhecida como uma profissão de referência e o consequente acréscimo da procura da população aos cuidados do optometrista nos cuidados da visão. Porém, o facto de não ser reconhecida, regulamentada e fiscalizada pode conduzir a situações ambíguas capazes de colocar em causa os interesses e direitos dos utentes.

A optometria é regulada e exercida com enorme sucesso em diversos países da UE, como por exemplo o Reino Unido e Espanha, e também nesses os optometristas portugueses exercem a sua profissão, tendo como habilitação bastante a licenciatura realizada em Portugal.


Quem Somos:

A
APLO – Associação de Profissionais Licenciados de Optometria é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, fundada em Fevereiro de 1998, Estatutos aprovados e Publicados em Diário da República (última alteração a 17 Janeiro 2007 publicados no DR II Série, n .º 115 de 17/06/2008), número de contribuinte 504 160 850 sediada na Rua Marcelino Mesquita n.º 5 * Linda-a- Velha.

Neste momento representamos mais de 450 profissionais em Portugal e somos membros das organizações internacionais WCO – World Council of Optometry, ECOO- European Council of Optometry and Optics e membros fundadores do EAOO – European Academy of Optometry and Optics.

Sem comentários:

Enviar um comentário