domingo, 7 de março de 2010

Transplante de Córnea com Células-Tronco






Cientistas de uma universidade inglesa desenvolveram uma técnica para curar lesões na córnea.

Um senhor de 75 anos era praticamente cego até seis meses atrás. Não conseguia ler, conduzir nem sequer podia sair de casa sozinho. Hoje em dia, Roger Gibbons leva uma vida normal.

“Feri o meu olho direito com cimento”, conta Roger, que é construtor aposentado. “Passei a forçar a visão do olho esquerdo e também quase a perdi. Graças à medicina, sou um novo homem”.

Do olho menos comprometido, os cientistas retiraram células-tronco. Estas foram espalhadas sobre um pequeno pedaço de membrana amniótica, um tecido retirado da placenta de mulheres que acabaram de ter filhos.

As células-tronco desenvolveram-se e o novo tecido foi sobreposto na córnea danificada. Roger voltou a ver. Outros 12 pacientes com problemas semelhantes também foram operados e recuperaram a visão.

A técnica desenvolvida num laboratório de oftalmologia da universidade de Newcastle é revolucionária porque elimina totalmente o risco de rejeição, um dos piores problemas que podem ocorrer após o transplante. Neste caso não há esse risco porque os tecidos transplantados são produzidos artificialmente, com células-tronco do próprio paciente.

Fonte: Globo

1 comentário:

  1. Gostaria de saber se pode ser feito em pacientes que ja fizeram o transplante de cornea 01 vez anteriormente?

    ResponderEliminar