domingo, 10 de maio de 2009

Transplante de Córnea na Madeira

O serviço de oftalmologia do Hospital Central de Funchal (HCF), vai iniciar já este ano o transplante de córnea, permitindo assim tratar os vários paciente de queratocone. Sandra Moniz, a responsável pelo Serviço de Oftalmologia do hospital afirma: «Temos muitos pacientes infelizmente. Isto torna-se muito aborrecido porque há uma patologia muito frequente que é o queratocone (distrofia da córnea) que aparece cada vez mais em faixas etárias muito jovens, o que torna as pessoas muito limitadas».

O serviço de oftalmologia do HCF faz cerca de 100 cirurgias por mês. Mas não é a primeira vez que surpreende, pois no mês passado iniciaram-se as cirurgias de vitrectomia (técnica usada para o tratamento da retinopatia diabética ou deslocamento da retina), tendo-se realizado já 8 em Abril. Assim, cada vez mais se evita que os pacientes venham ao continente, melhorando a resposta do serviço de oftalmologia nacional, pois este representa um sério problema do país.

No entanto, a responsável afirma que "neste momento, a única preocupação tem a ver com a falta de espaço físico. Trabalhamos num espaço muito apertado para os meios humanos que temos, quer em termos de médicos, quer em termos de doentes», considera Sandra Moniz que admite, também, alguma falha no que toca aos materiais para que o Serviço possa avançar noutro tipo de cirurgias .

Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário