sexta-feira, 8 de maio de 2009

Computador faz disparar Síndrome do Olho Seco

A popularização do computador acarretou no aumento das possibilidades e gravidade dos problemas de saúde causados pelo seu uso incorrecto. Este já faz parte da rotina de inúmeras pessoas, tanto para uso profissional como para uso pessoal.

No entanto a comodidade do computador trouxe riscos à saúde do usuário. Assim como a televisão, o computador estimula o sedentarismo. Além disso, pode causar doenças relacionadas à visão, mente, músculos, articulações e postura.

Assim, devido a todas estas causas os utilizadores podem estar a desenvolver determinadas doenças sem o saber. Os olhos não conseguem suportar o monitor do computador durante muitas horas seguidas. O mau uso do computador elevou no número de pacientes com problemas devido à síndrome do olho seco, que se desenvolve devido à má utilização do computador e que já afecta 30% da população mundial. Os problemas oculares não são causados pela actividade desenvolvida pelo usuário e, sim, totalmente relacionada ao posicionamento do monitor e a duração da actividade.

Estudos revelam que a radiação emitida pelo computador é pequena, mas tem agravado problemas já existentes em pacientes com miopia, por exemplo, principalmente, jovens que utilizam o computador por muitas horas seguidas. A principal causa do olho seco é o longo tempo sem piscar (menos 35% das vezes), que resulta na evaporação das lágrimas, deixando os olhos sem lubrificação e nutrição da córnea.
A falta de lubrificação dos olhos causa irritação e fortes dores na cabeça, primeiros sintomas da Síndrome do Olho Seco. Entre os sintomas temos a comichão na zona ocular, vermelhidão e ardência.
Além dos usuários de computador, também pacientes de glaucoma ou a 3ª idade podem sofrer da doença.

Fonte: Fernanda Mello

Sem comentários:

Enviar um comentário