quinta-feira, 7 de maio de 2009

Prémio Bial distingue Miguel Catelo Branco

O Grande Prémio Bial, que distingue investigações científicas na área da medicina, foi atribuído a Miguel Castelo Branco, director do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI) e professor auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

No caso de Miguel Castelo Branco, o júri (presidido por João Lobo Antunes) valorizou, entre outros aspectos, os novos métodos de identificação de doenças visuais e cognitivas que permitem o desenvolvimento do conceito da "medicina preventiva".

"O que conseguimos foi identificar processos que permitem detectar algumas doenças quando elas estão ainda num estado subclínico, ou seja, o processo já se desencadeou mas a doença e os seus sintomas só vão aparecer mais tarde e só nesse momento é que normalmente são diagnosticadas", explica Miguel Castelo Branco.

A medição de sinais bioeléctricos ou neuro-fisiológicos, por exemplo, foi útil na identificação de doenças degenerativas da retina de modo a preveni-las antes destas se manifestarem; métodos de recolha de imagens da estrutura do cérebro e da retina são também importantes na detecção de sinais da doença de Alzheimer ou de glaucoma.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário