quinta-feira, 22 de julho de 2010

Profissões Tradicionais abrem lugar a Novas

Com o desenvolvimento tecnológico e o crescente conhecimento, a criação de novos cursos/profissões até então inexistentes no mercado de trabalho são a respectiva consequência.

Muitos alunos por todo o Mundo já começaram a investir nessas "ramificações" profissionais, como são exemplo carreiras como: optometria, gerontologia e biomedicina. Esta última, por exemplo, é uma interface entre biologia e medicina, enquanto a gerontologia deriva da geriatria(especialização em medicina).

É fundamental a integração dos profissionais mais experiente na área no processo de aprendizagem dos novos estudantes, só assim estes irão evoluir. "Se não for assim, ele vai ser apenas mais um especializado, porém desconectado do resto."

"A maior dificuldade é que os oftalmologistas não aceitam a profissão dos optometristas, falam mal e dizem que é um exercício ilegal da medicina. Porém, nos países onde a optometria é uma prática difundida, ninguém vai ao médico para fazer uma consulta de refracção, a não ser em caso de doenças".

Uma especialista explica que os profissionais não devem competir, mas trabalhar juntos. "O optometrista deve ampliar sua rede e trabalhar juntamente com o oftamologista, porque deste forma eles também ganham juntos."

Na opinião do palestrante e consultor de gestão em capital humano, Roberto Recinella, é sempre bom ter cuidado. "Também há o risco dos modismos, carreiras passageiras que não se consolidam no mercado. Assim é essencial pesquisar e ter dedicação, algo necessário em qualquer carreira, seja para as tradicionais ou para as novas."

Fonte: O Vale

Sem comentários:

Enviar um comentário