segunda-feira, 26 de julho de 2010

Óleo de Silicone Protege Olho da Radiação

Os raios utilizados para tratar o cancro do olho causam efeitos colaterais, podendo levar à perda da visão dos pacientes.

A utilização de óleo de silicone pode proteger a visão dos mesmos, que têm de ser submetidos a radioterapia devido a um cancro no olho conhecido como melanoma ocular, sugere um novo estudo, avança o site HealthDay.

Embora os autores do estudo alertem que mais estudos são necessários, dizem que os dados mostram que este processo pode absorver cerca de 50% da radiação que poderia causar danos irreversíveis ao olho.

"A perda de visão é um efeito adverso devastador ainda comum na radioterapia", disse Tara McCannel, da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), acrescentando que “os nossos resultados sugerem que o óleo de silicone é uma opção segura para proteger a visão do paciente durante a radiação”. O óleo não interfere com o tratamento do tumor, e sua transparência permite que o cirurgião e o paciente vejam através dele.

O melanoma ocular é o cancro ocular mais comum no adulto. O tratamento padrão envolve a aplicação cirúrgica de "sementes radioactivas" e a sua posterior remoção. Apesar de ser eficaz a destruir as células cancerosas, o processo também pode causar perda da visão central, fazendo um prejuízo irreparável nas fibras do nervo óptico e nos vasos sanguíneos.

"Se o paciente sobreviver ao cancro, mais de metade irá sofrer perda da visão no olho tratado, entre seis meses a três anos mais tarde", observou a investigadora.

No entanto, a equipa percebeu que esse risco pode ser significativamente minimizado com a aplicação pré-cirúrgica de protectores de silicone aprovados pela FDA (Food & Drug Administration) no interior do olho.

Os autores observam que os protectores de silicone já são comummente utilizados em cirurgias à retina. Além disso, os cientistas descobriram que o processo não impede o uso da radiação para atacar as células tumorais.

Fonte: Archives of Ophtalmology

Sem comentários:

Enviar um comentário