segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fumadores Têm Maior Probabilidade de Ficarem Cegos

Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou o Dia Mundial Sem Tabaco e alerta que há pelo menos mil milhões de fumadores no Mundo. Estes são duas vezes mais atingidos por doenças oculares relativamente ao não fumadores.

"O olho é uma das regiões mais atingidas pelo tabaco, tanto em fumadores activos como em passivos. O risco de desenvolver catarata é duas vezes maior entre fumadores do que em não-fumadores. Existe também uma maior incidência de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) - Maculopatia, em indivíduos fumadores, que chegam a desencadear a doença até 2,5 vezes mais. A maculopatia provoca baixa acuidade visual, não raras vezes irreversível", alerta a especialista do(HOB), Neuza Rios.

Tabaco - Segundo a OMS, o uso de tabaco é a segunda maior causa de mortes no mundo, atrás de problemas cardiovasculares, sendo responsável pela morte de um a cada dez adultos no planeta. O consumo passivo do tabaco mata 600 mil pessoas por ano.

Neuza Rios salienta que o uso do tabaco favorece a manifestação do tipo exsudativo da maculopatia, pois "as toxinas presentes no tabaco aumentam o stress oxidativo da retina fazendo surgir novos vasos sanguíneos anormais sob a mácula - neovascularização. Esses vasos, por serem anormais, deixam extravasar líquidos que danificam a visão, dando a sensação de embaciamento central", informa.

Além das cataratas e da maculopatia, a exposição ou uso do tabaco a médio e longo prazo poderá causar olho seco, menor tolerância ao uso de lentes de contacto, dificuldade para controlar conjuntivites alérgicas, além de poder aumentar a pressão intraocular, podendo por isso desenvolver glaucoma. "Estudos recentes também relacionam uma maior incidência de estrabismo e hipermetropia em filhos de mães fumadoras", alerta Neuza.

A OMS criou o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção global à epidemia do tabaco e dos seus efeitos.

Fonte: ATF

Sem comentários:

Enviar um comentário