sábado, 5 de junho de 2010

Destaques: História da Optometria

Desde que foram inventados os óculos, 1300 d.C., existiram muitos desenvolvimentos na correcção de problemas visuais.

Em 1585, Georg Bartisch, foi o primeiro europeu a ser considerado cientificamente "médico oftalmologista", mas era contra o uso de óculos. Durante vários anos a ideia foi seguida pelos oftalmologistas levando a que talvez por isso a Optometria se tenha desenvolvido como uma ciência paralela à medicina. O acto optométrico prosseguiu então pelas mãos dos ópticos e no século XIV em Antuérpia é criada a primeira Guilda dos Oculistas, entidade que regulava o acesso a profissão e as normas de conduta.

A regulamentação profissional do exercício da Optometria começou no Reino Unido em 1895 com a criação da Associação Britânica de Óptica que instituiu um exame de capacidades para ser acreditado como óptico refraccionista. Na mesma altura (1896) nos Estados Unidos foi criada a Associação Americana de Óptica e dois anos depois (1898) fundada a Associação Americana de Optometristas.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Isso mesmo. E tem mais, a igreja era a favor do óculos e sabiam que era coisa boa, e para ajudar a classe Optometrista fez vários santos com óculos para mostrar que era bom.

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal ainda estamos a "lutar" por aquilo que se fez nos EUA há um século atrás.

    ResponderEliminar