quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lentes Que Podem Atrasar Avanço da Miopia

Já não é notícia que a prescrição de lentes positivas para perto poderá atrasar o avanço da miopia. Um novo estudo publicado na "Archives of Ophthalmology", revela resultados significativos.

A investigação iniciada há poucos anos sobre o efeito do uso de lentes positivas para perto - bifocais ou progressivas - para reduzir a evolução do erro refractivo obteve resultados esclarecedores. Quando comparadas com lentes monofocais, as bifocais ajudaram a diminuir a progressão do problema em 55%.

Pessoas com miopia têm dificuldades em ver ao longe, mas não precisam se esforçar para ver ao perto. A pesquisa mostrou que, com as lentes bifocais (que têm a parte superior para visão ao longe e a parte inferior para a visão ao perto), a pessoa míope precisaria de fazer um esforço para ver de perto - e esse mesmo esforço ajudaria a diminuir a progressão da miopia.

Durante dois anos, os investigadores estudaram o efeito das lentes em 135 crianças chinesas com média de dez anos de idade e altas taxas de progressão (maior que 0,5 D/ano). Elas foram divididas em grupos que usaram lentes monofocais, bifocais e bifocais com prisma( geralmente usadas para corrigir estrabismo).

No começo do estudo, a miopia das crianças era, em média, de 3 D. Durante o estudo, aquelas que continuaram a usar lentes monofocais tiveram uma progressão de 1,55 D/ano. As crianças que usaram bifocais e bifocais de prisma, no entanto, tiveram taxas de progressão de 0,96 e 0,7, respectivamente.

De acordo com a oftalmologista Denise Fornazari, do Hospital das Clínicas da Unicamp, as lentes bifocais melhorariam a qualidade da imagem na retina, prevenindo o crescimento anormal do olho e o consequente aumento da miopia (quanto maior o olho maior será a miopia).

O trabalho afirma que as características da miopia não variam em diferentes grupos étnicos, mas diz que é preciso avaliar se o tratamento será eficaz a longo prazo para que os resultados sejam práticos.

A tendência de rápida progressão da miopia é genética, sabendo que esta normalmente estabiliza por volta dos 25 anos de idade.

Fonte: Universia

Sem comentários:

Enviar um comentário