terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Estudo Afirma Que Luz Causa Dor Mesmo em Pessoas Cegas

Quem sofre de enxaqueca não exagera quando diz ser sensível à luz. Foi o que descobriu um grupo de cientistas da Escola de Medicina de Harvard e do Centro Médico Diaconisa Beth Israel sobre: "Qual o motivo da claridade causar enxaqueca?

O chefe do estudo, Rami Burstein, disse que por trás da sensibilidade à luz, está um tipo de neurónio (célula nervosa) chamado fotorreceptor de melanopsina – que ajuda a controlar as funções biológicas como é exemplo o sono . Estas células especializadas que existem nos olhos estão ligadas à captação da luz e podem provocar dor de cabeça intensa, mesmo em algumas
pessoas cegas pois o neurónio fotorreceptor de melanopsina ainda é activado nessas pessoas.

Quando o olho detecta a luz são essas células que enviam sinais para o tálamo, no cérebro, área que recebe estímulos sensoriais de diferentes partes do corpo. O cientista explica que numa pessoa com enxaqueca, essa excitação extra intensifica a dor.

A descoberta foi publicada na revista Nature Neuroscience e fornece a base anatómica e fisiológica para uma experiência semelhante. Talvez, dizem os investigadores, seja possível bloquear o circuito visual para que pacientes possam suportar a luz sem sentir dor.

Para saber qual é o motivo que leva cerca de 85% das pessoas que sofrem de enxaqueca afirmarem ter fotofobia (intolerância à luz), os estudiosos americanos estudaram o efeito provocado em 20 pessoas cegas, dividindo-as em dois grupos: o primeiro era composto por indivíduos incapazes de perceber qualquer tipo de luz; o segundo era integrado por pessoas consideradas funcionalmente cegas, que não podem distinguir imagens, mas são capazes de detectar luz.

Os resultados desse estudo já eram esperados pelos cientistas: o primeiro grupo não relatou agravamento das crises de enxaqueca quando exposto à luz. O grupo classificado como cego, porém, disse que o sintoma piorava muito quando percebia luzes, em especial azuis ou cinzas. A fotofobia é a sensibilidade excessiva à luz e, segundo os médicos, não tem causa, nem cura específica.

Fonte: Corpo Saun

Sem comentários:

Enviar um comentário