sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Menor Computador do Mundo

O menor computador do mundo foi lançado recentemente. Os investigadores afirmam que é o primeiro sistema de computação completo em escala de milímetros.

O sistema é voltado para aplicações médicas. O protótipo é um monitor implementável no olho que acompanha continuamente o progresso de pacientes com glaucoma, doença que pode levar à cegueira.

O sistema possui um microprocessador de baixa potência e um sensor de pressão, uma memória, uma bateria de filme fino, uma célula solar e um rádio sem fio com uma antena que pode transmitir dados a um leitor externo.

O processador é intra-ocular e tem consumo de energia extremamente baixo – faz medições a cada 15 minutos e consome uma média de 5,3 nanowatts. Para manter a bateria carregada, ele exige a exposição a 10 horas de luz interior ou 1,5 horas de luz solar a cada dia. O dispositivo pode armazenar até uma semana de informação.

Embora o sistema minúsculo seja completo, não comunica com outros dispositivos semelhantes ao mesmo. Isso é uma característica importante para qualquer sistema direccionado para redes de sensores sem fio. A chave para esta unidade se ligar com outros computadores para formar redes sem fio é um rádio compacto que não necessita de ajuste para encontrar a frequência correcta.

O próximo grande desafio é conseguir sistemas em escala de milímetros que têm uma série de novas aplicações para a monitorização de pessoas (e das suas partes do corpo), ambientes e edifícios.

Fonte: HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário