domingo, 31 de outubro de 2010

Colírio Usado para Multiplicar Pestanas


Algumas mulheres estão a arriscar a saúde dos seus olhos em nome de cílios (pestanas) volumosos. Um conhecido efeito secundário do colírio prescrito para pacientes com glaucoma é justamente o crescimento dos cílios, e as mais vaidosas não medem consequências ao submeter os seus olhos saudáveis a este medicamento.

A substância que multiplica os cílios é a bimatroposta, que serve para diminuir a pressão intraocular e, assim, controlar a evolução do glaucoma, doença caracterizada pelos danos que provoca no nervo ótico e pela perda do campo visual apresentada pelo paciente. Como reações adversas, o paciente pode sofrer irritação, vermelhidão, ardência, alergia, sensibilidade à luz, inflamação da pálpebra, escurecimento da íris, olho seco, reações inflamatórias e manchas na pele em torno dos olhos.

"Isto não é nada aconselhável porque so deve ser usado em casos patológicos, não faz sentido alguém saudável se expor ao risco desta forma - diz o oftalmologista Virgílio Centurion.


Quem adere ao modismo também pode ficar com a PIO baixa demais ou, então, quando o medicamento é usado em excesso, pode provocar o efeito contrário, e a pressão do olho subir, de acordo com o médico Sérgio Meirelles.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, conta que a primeira vez que a bimatroposta foi usada com esse propósito foi em pacientes que haviam sido submetidos a quimioterapia e perdido cílios e sobrancelhas.


Depois, o laboratório norte-americano Allergan utilizou o mesmo princípio na produção de um produto estético, o Latisse, aprovado pela agência americana FDA. Apesar da recomendação de que ele só deve ser utilizado com acompanhamento médico e que o produto não tenha contacto direto com o olho durante a aplicação, a venda nas farmácias e na internet é livre.

Fonte: Jornal Zero Hora

Sem comentários:

Enviar um comentário