sábado, 21 de fevereiro de 2009

Que é isto?

Aqui vos deixo, infelizmente, mais uma daquelas fantásticas definições de Optometria dadas por oftalmologistas...

Neste LINK podem ver o programa "Sociedade Civil", onde o tema não poderia ter sido mais bem escolhido - A VISÃO.

O programa dura cerca de 1h20m, mas acreditem que vale a pena vê-lo com paciência, pois tem a parte informativa - 1ª hora - sendo os restantes 20 minutos mais "descontraídos", pois pediram que dois directores de gabinetes de oftalmologia falassem de consultas de optometria - aqui é que a porca torce o rabo"!!

Dois oftalmologistas esclareceram vários assuntos relacionados com a visão onde, tenho que admitir, falaram muito bem e penso que os espectadores ficaram mais informados acerca deste assunto. Perguntas como "Gosta dos óculos?", "Nunca pensou em lentes de contacto?", "Quem poderá fazer uma cirurgia e quando?" foram respondidas por estes dois senhores, com a ajuda do Nilton - reconhecido pela sua imagem com óculos!

Isto na primeiro hora....

Falando agora em consultas de optometria... (restantes 20 minutos)

O sr. Dr. Castro Neves, director da gabinete de oftalmologia do Porto, tentou "esclarecer" os espectadores relativamente a estas mesmas consultas, afirmando, por exemplo, que "optometristas não são mais do que meros físicos com um cadeira de Optometria incluída no seu curso superior...", consegue-me surpreender!

Em resposta, eu mesmo já lhe enviei o plano curricular do curso de Optometria e Ciências da Visão, para que o Dr. me possa falar acerca das "aplicações físicas" de cadeiras como contactologia, baixa visão ou visão das cores.

Nesta emissão do programa já referido, há claramente um preocupação dos oftalmologistas presentes em deteriorar a imagem da optometria em Portugal, além de criticarem, põem em causa o curso de OCV leccionado na Universidade do Minho sabendo, quem está realmente informado acerca do assunto, que nesta Universidade o curso é conceituado a nível europeu.

Concluindo, após ter visto o programa só consegui ficar mais confiante no futuro da optometria em Portugal, pois aqueles que se apresentam como maiores obstáculos mostram receio relativamente a esta mesma evolução.

Além do mais, permitam-me que deixe aqui uma crítica a "Sociedade Civil", que de resto é um programa informativo e que admiro, que houve uma grave falha ao não convidarem nenhum optometrista para poder participar no debate, pois assim poderia-mo-nos defender.

Sem comentários:

Enviar um comentário