quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lucentis Mostra Resultados Positivos na Retinopatia Diabética

O National Eye Institute dos EUA anunciou esta terça-feira que os resultados de um estudo sugerem que o Lucentis® (ranibizumabe) da Roche juntamente com o tratamento a laser ajudou a melhorar a visão mais do que o tratamento a laser isolado em doente com retinopatia diabética, avança o site FirstWord.

Publicado na revista Ophthalmology, o estudo randomizado de eficácia comparativa acompanhou 691 doentes com diagnóstico de diabetes e edema macular para receber o tratamento a laser imediato e placebo, Lucentis® ou injecções de Trivaris (triancinolona) da Allergan, ou o tratamento a laser depois de seis meses e Lucentis®. Após cerca de um ano, quase 50% dos olhos tratados com Lucentis® e com tratamento a laser imediato ou após seis meses experimentaram uma melhoria significativa na visão de pelo menos duas linhas num gráfico de olho normal, comparado a 30% dos olhos tratados com o tratamento a laser isolado ou Trivaris® mais laser. Menos de 5% dos olhos no grupo a tomar Lucentis® experimentou uma perda visual de duas ou mais linhas num gráfico de olho normal, em comparação com entre 13 e 14% dos olhos no grupo não-Lucentis®.

Comentando os resultados, Neil Bressler, o presidente do grupo que conduziu o ensaio, disse que "estes resultados indicam um avanço no tratamento para salvar a visão de pessoas com edema macular diabético".

Segundo um porta-voz da Roche, a farmacêutica está realizar dois estudos clínicos para testar o Lucentis® como um tratamento para o edema macular diabético. Os resultados desses estudos são esperados para o primeiro semestre de 2011 e se forem positivos a Roche pretende pedir a aprovação da FDA para esta indicação.

O Lucentis® está aprovado actualmente para o tratamento degeneração macular relacionada com a idade e registou vendas de 1,1 mil milhões de dólares em 2009.

Fonte: RCM

Sem comentários:

Enviar um comentário